sábado, 28 de abril de 2012

6 O QUE É AERAÇÃO NO AMORTECEDOR?

conforme visto no video anterior o óleo do amortecedor, ao ser forçado a passar através dos orifícios das válvulas, amortece os impactos e absorve as vibrações transmitidas ao veículo pelas irregularidades do piso• Quando está em operação, o amortecedor executa centenas de oscilações por minuto, movimentando o óleo em seu interior• Esta movimentação, associada a temperaturas elevadas, dá origem ao fenômeno da “aeração” - formação de bolhas de ar dentro do óleo. Estas bolhas diminuem a capacidade do óleo de absorver as vibrações causando também outro fenômeno: vácuo, fazendo com que o amortecedor perca momentaneamente sua ação• A solução empregada pela COFAP, para eliminar estes inconvenientes, foi a pressurização interna do amortecedor através da utilização do gás Nitrogênio, fazendo com que o óleo fique sob pressão e impedindo a formação de “bolhas” e também a formação de “vácuo”• A pressurização é feita com baixa pressão – max. 10 bar, e o gás Nitrogênio é inerte e não oxida as partes internasAntes da instalação é recomendado que se movimente de 3 a 5 vezes a haste do amortecedor na posição vertical para q se elimine bolhas de ar das Câmaras do amortecedor.

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